(Segue resumo da Nota de imprensa da ARS Norte)
Veja aqui a Nota de imprensa completa.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se um aumento significativo das temperaturas para os próximos dias.
A temperatura máxima irá registar valores superiores a 30ºC em praticamente todo o território.
Na região Norte, pode atingir valores de 35 a 37ºC no distrito de Braga e com subida considerável, nos distritos do litoral Norte.
Assim, e de acordo com o preconizado no Plano de Contingência Regional para as Temperaturas Extremas Adversas, todos os Serviços do SNS da região nomeadamente, Agrupamentos de Centros de Saúde/ Unidades Locais de Saúde, Centros Hospitalares e Hospitais, e Unidades de Internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados irão agir em conformidade com as orientações definidas nestas situações e operacionalizar as medidas definidas nos seus Planos de Contingência Específicos para as Temperaturas Extremas Adversas.
Perante o exposto, a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. recomenda a adoção de medidas gerais de prevenção dos efeitos negativos do calor intenso:
• Mantenha o corpo hidratado e fresco;
• Mantenha-se protegido do calor;
• Utilize protetor solar com fator igual ou superior a 30;
• Mantenha a casa fresca;
• Mantenha-se especialmente atento e proteja-se se tiver algum problema de saúde;
• Mantenha-se em contacto e atento aos outros;
• Mantenha-se informado.
Para mais informações consulte a área dedicada aos Efeitos do Calor na Saúde, https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/07/14/atencao-as-temperaturas-elevadas/
Verão e Saúde - Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas 2016 - PCRTEA
ou ligue para a Saúde 24 (808 24 24 24) e
Gabinete de Assessoria de Imprensa
Tlm 96 505 25 50