A primordial função de um Serviço de Aprovisionamento e Logística é assegurar a inexistência de constrangimentos na atividade nos restantes Serviços, por falhas no fornecimento de bens ou serviços. Não obstante este desígnio, não poderá ser colocado de parte o estrito cumprimento da legislação em vigor. Apenas desta forma são cumpridos os direitos dos diversos agentes económicos, bem como garantido o superior interesse público. Referimo-nos em particular à área da contratualização. A maior transparência e publicidade na tramitação administrativa e processual obriga a uma burocracia acrescida, o que provoca por vezes prazos não compreendidos por outros intervenientes.

 

Missão

No quadro do modelo de organização e estrutura das áreas de apoio e suporte geral da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, EPE, o Serviço de Aprovisionamento e Logística tem como missão contratualizar e disponibilizar em tempo útil e de forma adequada o fornecimento dos bens, serviços e empreitadas necessárias ao regular funcionamento da Instituição, de forma eficaz e eficiente.

 

Visão

A visão do Serviço de Aprovisionamento e Logística é a inexistência de quaisquer constrangimentos à prestação de cuidados de saúde aos doentes, motivados pela falta de bens ou serviços, com garantia de uma eficiente gestão dos recursos.

 

Valores

O Serviço de Aprovisionamento e Logística assume os valores do Regulamento Interno da ULSMAve relevantes para o seu funcionamento, nomeadamente: Rigor, Transparência na Governação, Inovação, Qualidade, Responsabilidade Social e Ambiental, Performance e Equidade.

 

Enquanto Serviço que efetiva a aquisição dos bens e serviços necessários ao funcionamento da ULSMAve, existe uma articulação com todos os serviços, quer seja no relato das necessidades, ou no apoio na definição das características dos bens/serviços a adquirir. Existe uma estreita ligação com os serviços farmacêuticos, com o serviço de patologia clínica, bem como com o Serviço de Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação, pela necessidade corrente de elaboração de procedimentos. Os mesmos informam as necessidades de bens/serviços a adquirir. A elaboração dos cadernos de encargos é precedida de uma ou mais reuniões, onde são estabelecidas as características dos artigos a adquirir. O SAL elabora proposta de abertura de procedimento, enviando ao conselho de administração, para competente autorização. Os procedimentos seguem a legislação da contratação públicas, mais precisamente o Decreto-Lei 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação.

A Área de logística tem uma articulação direta com todos os serviços da ULS, atendendo às tarefas de distribuição de materiais que obriga a uma grande interação entre os serviços e os armazéns.

A área de conferência de faturação tem obrigação de comunicar com todos os serviços recetores de serviços, com o armazém e com os serviços técnicos, no âmbito da confirmação dos fornecimentos.

Existe, ainda, uma ligação muito estreita com os serviços financeiros, através da necessária troca diária de documentação.

 

De acordo com o regulamento interno da ULSMAve, as competências do serviço são as seguintes:

 

  • Programar as necessidades e adquirir todos os bens, serviços e contratação de empreitadas necessárias à prossecução dos fins da ULSMAve;
  • Tramitar e apoiar os júris dos diversos procedimentos pré-contratuais necessários ao cumprimento do normativo legal vigente;
  • Desenvolver todos os processos de negociação conducentes à aquisição, de forma a estabelecer as melhores condições para a ULSMAve, em observância do disposto no Código dos Contratos Públicos;
  • Articular com o Gabinete Jurídico os aspetos legais relacionados com a contratação pública;
  • Assegurar o fornecimento atempado do material solicitado, aquando da emissão de nota de encomenda até ao controlo e receção no armazém;
  • Promover a normalização do material adquirido, em articulação com os serviços utilizadores, o Serviço de Gestão do Património e o Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Garantir a receção e registo de todo o material entrado e saído;
  • Conferir as faturas de material de entrada em armazém que não sejam passíveis de ser validadas por outros serviços;
  • Efetuar a conferência e armazenamento do material rececionado em conjugação com outros serviços, sempre que necessário;
  • Organizar e monitorizar os stocks de artigos clínicos e não clínicos e efetuar a sua gestão ao nível do armazém central e avançados.
  • Assegurar todas as rotas de distribuição de materiais e produtos de forma integrada;
  • Analisar permanentemente o nível de stocks (armazéns principais e avançados), prosseguindo o objetivo de zero ruturas e nível mínimo dentro dos parâmetros de segurança;
  • Adquirir o material de ajudas técnicas em conjugação com o Serviço Social nos termos previstos em procedimento próprio;
  • Planear e realizar os inventários dos armazéns locais e avançados;
  • Gerir a frota automóvel, de viaturas ao serviço da ULSMAve.

 

Considerou-se adequado a subdivisão Áreas funcionais em 5 sectores de atividade:

Sector da Contratação Pública: elaboração de procedimentos pré contratuais no âmbito do Código dos Contratos Públicos, tendo por base o plano de aquisições estabelecido ou as necessidades supervenientes que possam existir. As mesmas poderão enquadrar-se em aquisição de bens, serviços ou empreitadas.

Sector de Compras: que procede à aquisição de bens, serviços e empreitadas necessários ao funcionamento do hospital, no cumprimento dos contratos existentes, ou através de organização de processos de consulta ao mercado, quando a lei o permita. Monitorização do cumprimento dos contratos de fornecimento de bens e serviços existentes.

Setor de Logística: inclui a gestão administrativa e material e assegura toda a atividade de planear, organizar e monitorizar os stocks dos artigos clínicos e não clínicos, receção e distribuição aos serviços assistenciais. Este sector dividir-se-á em duas unidades, como seja o armazém de Santo Tirso e o armazém de Famalicão.

Setor de Faturação: assume a verificação dos documentos de pagamento apresentados por entidades externas, por confrontação com os documentos do centro hospitalar.

Setor de Transportes: os quais se dividem em dois tipos: internos, aqueles que possuem uma rota diária entre as unidades hospitalares; externos, os quais possuem uma rota fora das unidades hospitalares.

 

Quem somos:

1 Técnico coordenador/Coordenador técnico responsável

2 técnicos superiores

7 assistentes técnicos

10 assistentes operacionais

 

Localização do serviço na ULSMAve (Unidade/Edifício/Piso) O serviço funciona nas duas unidades hospitalares. Na Unidade de Santo Tirso, o serviço encontra-se no piso 1 do edifício principal. Na Unidade de Famalicão, na cave do edifício da consulta externa, junto das restantes áreas administrativas.

 

Horário de atendimento

Unidade de Famalicão: 8:30h às 13:00h e das 14:00h às 16:00h

Unidade de Santo Tirso: 8:30h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h

 

Contactos do serviço (telefone e e-mail) This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. / 252300800

          

 

     
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