URDM – Unidade de Reprocessamento de Dispositivo Médicos

 

A URDM tem por objeto o reprocessamento de dispositivos médicos, de uma forma centralizada, de acordo com o seu grau de diferenciação e o seu posicionamento num âmbito mais alargado do que os dos concelhos de Santo Tirso, Trofa e Vila Nova de Famalicão. No quadro do modelo de organização e estrutura de Apoio à Prestação Assistencial, da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, a URDM tem como missão assegurar o processamento e fornecimento atempado de todos os dispositivos médicos (DM) reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao doente, segundo normas que garantam a qualidade técnico-científica, em tempo útil, nas condições ideais, seguindo as normas que garantem a qualidade dos produtos, uma eficiência técnica de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde, tendo em vista a prevenção de infeções associados aos cuidados de saúde.

 

A Unidade de Reprocessamento de Dispositivo Médicos é coordenada por um Enfermeiro Coordenador e a equipa é constituída também por um enfermeiro Assessor e por 15 Assistentes Operacionais com funções técnicas específicas, divididas pelas duas unidades da ULSMAve.

 

O Coordenador assegura as seguintes funcionalidades:

ü  O reprocessamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados, em conformidade com as normas em vigor, garantindo a qualidade técnica e a otimização dos recursos;

ü  A prática de um sistema de informação, baseado em suportes orientados para a avaliação do desempenho, em termos de qualidade e de custo/benefício;

ü  Os requisitos de qualidade da ISO 9001, ISO 13485 (certificação), pelos requisitos de qualidade da acreditação do CKHS e por orientações nacionais e internacionais no âmbito do Reprocessamento de Dispositivos Médicos.

ü  Colaboração com estabelecimentos de ensino e outros, bem como na formação interna dos profissionais de saúde na área do reprocessamento de dispositivos médicos.

 

Competências Especificas do Coordenador.

·       Gestão e organização geral do serviço;

·       Gestão da qualidade, conforme os objetivos e indicadores;

·       Gestão geral de todo o pessoal do serviço (Parecer no recrutamento, Avaliação do desempenho, Avaliação das competências);

·       Gestão dos circuitos de instrumental cirúrgico e material de consumo clínico necessários à persecução dos fins;

·       Monitorização da atividade do serviço e seus custos;

·       Orientação técnica;

·       Procedimentos e atividades operacionais;

·    Promover a correta utilização dos esterilizados e o cumprimento das regras e orientações técnicas em vigor, adequando o serviço prestado às necessidades dos utilizadores;

·    Promover a formação interna e externa de todos os profissionais dependentes funcionalmente e realizar um plano de formação / treino anual;

·  Colaborar na formação dos profissionais de saúde de forma articulada com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Desenvolvimento Profissional;

·     Colaborar com a Comissão de Prevenção e Controlo de Infeção;

·      Colaborar com o Gabinete de Gestão do Risco.

 

Enfermeiro adjunto / Assessor:

Tem competências nas duas unidades do serviço, conforme as orientações / escalas elaboradas pelo coordenador. Este depende funcionalmente e hierarquicamente do coordenador do Serviço de Esterilização.

 

Competências especificas

·       Gestão da Qualidade;

·       Orientação técnica dos assistentes operacionais;

·       Gestão dos circuitos de instrumental cirúrgico e material de consumo clínico necessários à persecução dos fins;

·    Promover a correta utilização dos esterilizados e o cumprimento das regras e orientações técnicas em vigor, adequando o serviço prestado às necessidades dos utilizadores;

·       Avaliação clinica aos doentes submetidos a cirurgias com dispositivos médicos reprocessados;

·       Auditorias aos Clientes Internos e Externos;

·       Outras funções delegadas pelo coordenador.

 

Assistentes operacionais:

A equipa é constituída por assistentes operacionais com funções técnicas específicas, dependendo funcionalmente do coordenador e estando divididas pelas duas Unidades do Serviço de Esterilização, em conformidade com o rácio do número de instrumental / kits processados por mês e com a programação cirúrgica mensal.

 

Competências especificas

·       A realização dos processos de reprocessamento dos dispositivos médicos descritos no manual da qualidade;

·       Realização dos testes de validação dos processos;

·       Procedimentos, atividades operacionais e registos de produção;

·       Validação dos processos de lavagem e esterilização dos dispositivos médicos;

·       Competências gerais dos assistentes operacionais.

 

Neste serviço enquadra-se o Ensino / Estágios – A URDM faculta campos de estágio a no máximo um (1) elemento de cursos no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade e a três (3) elementos de cursos de técnicos de auxiliares de saúde, nomeadamente na área da Esterilização, durante um mesmo período, em articulação com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Desenvolvimento Profissional.

 

Os dispositivos médicos podem constituir uma importante fonte e veículo de transmissão de microrganismos patogénicos, por isso, são submetidos a um rigoroso processo de descontaminação, de acordo com a regulamentação legal em vigor, as diretivas cientificamente fundamentadas e as indicações do fabricante. As infeções associadas aos cuidados de saúde são um indicador dos programas de qualidade e segurança dos doentes e profissionais. O processo de tratamento do material e equipamento abrangendo todas as fases (recolha, lavagem, desinfeção, esterilização, acondicionamento, transporte e entrega nos Serviços e reparação / substituição do instrumental Cirúrgico) está centralizado na URDM.

 

Através do protocolo de articulação inter-serviços e com os clientes externos do ACES, assumem assim um compromisso firmado, que constitui um instrumento de modernização e desburocratização, simplificando procedimentos através do estabelecimento de regras simples e claras, reconhecidas como vantajosas por ambas as partes, que permitam facilitar a resolução dos problemas de gestão corrente, com satisfação dos profissionais e ganhos de eficiência dos serviços e da instituição, no âmbito da estilização de dispositivos médicos.

  

A URDM é uma unidade orgânica funcional, com autonomia técnica, com meios humanos próprios devido ao seu grau de diferenciação técnica e de especificidades processuais, constituída por duas unidades: A Unidade de Santo Tirso com espaço físico próprio, localizado no piso (-1) do edifício principal do hospital, junto ao serviço de fisioterapia; A Unidade de Famalicão com espaço físico próprio, localizado no piso (-1) do edifício do hospital, por baixo do serviço de urgência médico cirúrgica.

 

Horário:

 ü  Unidade de Santo Tirso - das 08:00 às 22 horas de segunda a sábado em conformidade com as necessidades do serviço e ao domingo encerra.

 ü  Unidade de Famalicão - das 07:00 às 22 horas de segunda a sexta e das 08 horas às 22 horas ao sábado e domingo.

 ü  Os Horários poderão sofrer alterações em função das necessidades dos serviços.

     
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