“A existência de condições de segurança no trabalho constitui-se como um requisito essencial para que o trabalhador se sinta bem na organização, o que, necessariamente, se reflete também de forma positiva no seu desempenho profissional”.
No quadro do modelo de organização e estrutura de apoio aos Cuidados da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, o Gabinete de Segurança no Trabalho tem como missão a promoção da segurança no trabalho, visando a prevenção das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho de todos os profissionais da ULSMAve, bem assim como a prevenção dos riscos do local de trabalho, contribuindo para a existência de locais de trabalho seguros para os seus profissionais e para os seus doentes/utentes.
O Gabinete de Segurança no Trabalho orienta a sua atuação em consonância com os valores do Regulamento Interno da ULSMAve, dos quais os seguintes assumem maior relevância:
- Rigor
- Qualidade
- Responsabilidade Social e Ambiental
- Equidade.
O Gabinete de Segurança no Trabalho é coordenado por um profissional nomeado pelo Conselho de Administração, considerando o perfil e competências técnicas adequadas ao exercício do cargo.
O Gabinete de Segurança no Trabalho está instalado na sala do Gabinete de Ensino Pré e Pós graduado, localizado no piso 0 do Edifício Principal da Unidade de Famalicão, funcionando de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas.
O contacto deve ser efetuado, preferencialmente, através do correio eletrónico “This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.”
O âmbito de intervenção do Gabinete de Segurança no Trabalho está previsto na Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, com as alterações dadas pela Lei nº3/2014 de 28 de janeiro demais legislação conexa.
Sem prejuízo das obrigações constantes na legislação em vigor em matéria de Segurança no Trabalho compete ao Gabinete de Segurança no Trabalho:
• Cumprir com as exigências e responsabilidades decorrentes da legislação em vigor em matéria de Segurança no Trabalho;
• Cumprir e promover a Política de Segurança da ULSMAve, EPE;
• Promover a segurança nos locais de trabalho com vista à prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais;
• Emitir pareceres técnicos relacionados com a área da segurança no trabalho;
• Informar o Órgão de Gestão, os trabalhadores e os seus representantes para a segurança e saúde no trabalho sobre a existência de situações particularmente perigosas que requeiram uma intervenção imediata;
• Aconselhar e auxiliar o Órgão de Gestão a implementar e desenvolver meios de prevenção e de proteção dos riscos profissionais, nos locais de trabalho, num quadro de promoção da melhoria contínua das condições de trabalho.
O Serviço Social, no quadro do modelo de organização e estrutura, integra os Serviços de Apoio à prestação de Cuidados (internamento, ambulatório e urgência), dotado de autonomia técnica, cientifica e organização própria que se encontra direta e hierarquicamente dependente do Conselho de Administração.
No âmbito das suas funções, o Assistente Social desemprenha um papel fundamental enquanto mediador entre o doente e a família e as equipas intra/interinstitucionais.
Missão
O Serviço Social tem como missão intervir e assumir um papel preponderante na identificação de situações de vulnerabilidade e/ou risco social, junto dos doentes e famílias, em situação de doença, articulando e estabelecendo parcerias com outros profissionais de saúde e da rede social. Atua em aspetos psicossociais associados à doença, que possam dificultar o seu processo de cura, reabilitação e reintegração social no pós alta de forma a promover a mudança social e resolução de problemas nas relações humanas, para a promoção do bem – estar.
Valores
Respeito pela dignidade da pessoa humana |
Respeito pela liberdade individual e exercício da cidadania |
Desenvolvimento da solidariedade, humanização, equidade e justiça social |
Funções do Assistente Social:
Em contexto hospitalar, o Assistente Social é o mediador entre o Sistema de Saúde, a família/cuidador e a comunidade, assentando a sua intervenção no cumprimento das competências:
Acompanhar o doente, sua família e outros membros da rede pessoal de suporte, com vista a promover a autonomia e bem-estar da população |
Apoiar os Serviços de Internamento, ambulatório e urgência |
Acompanhar a programação das altas hospitalares, de forma a proporcionar uma adequada reintegração na comunidade e garantir a continuidade de cuidados |
Aconselhar, informar/orientar |
Integrar as visitas médicas, reuniões de serviço, visitas domiciliárias |
Contribuir para ações de humanização, qualidade e eficiência na prestação de cuidados da ULSMAve |
Promover o apoio psicossocial do utente, estabelecendo a articulação com as redes primárias, secundárias e rede social dos indivíduos/famílias/cuidadores |
Ensino e Investigação |
Áreas de Atividade / Intervenção
No âmbito da sua atividade, o Serviço Social intervém e integra as demais comissões, equipas e projetos que incidem na promoção da saúde e prevenção da doença, na melhoria da qualidade de vida e humanização dos serviços
Representa a ULSMAve nas Redes Sociais dos Concelhos de V.N. de Famalicão, Santo Tirso e Trofa |
Comissão Ética |
Comissão Alargada e Restrita da CPCJ de VNF |
Colabora no Gabinete do Cidadão da Unidade de Santo Tirso |
Grupo de Trabalho “Produtos de Apoio” |
Unidades coordenadoras funcionais, na vertente da saúde da Mulher, Materna e Neonatal, e na vertente da saúde da Criança e do Adolescente |
Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco (NHACJR) |
Equipa de Prevenção de Violência em Adultos (EPVA) |
Equipa de Gestão de Altas (EGA) |
Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) |
Privacidade e confidencialidade
Ao abrigo do Código Deontológico dos Assistentes Sociais, o principio da confidencialidade pressupõe:
A obrigação no desempenho profissional de reconhecer o sigilo como um direito das pessoas |
Fazer uso de informação e dados pessoais apenas sob consentimento informado, esclarecido e livre, no cumprimento da regulamentação sobre proteção de dados em vigor em Portugal e orientações internacionais para a profissão |
Informar as pessoas, organizações e outros profissionais sobre as condições e os limites à confidencialidade profissional a que está sujeito |
Abdicar do princípio da confidencialidade sempre que a pessoa não possa ser responsabilizada ou em que outros possam ser colocados em risco |
Estabelecer uma relação profissional fundada na confiança e na garantia da privacidade e do sigilo sobre informações pessoais partilhadas |
Diretora Serviço
Dr.ª Aurora Cunhal
Adjunta da Direção
Dr.ª Maria Júlia Fonseca
Localização
Unidade de Famalicão – Piso 0
Unidade de Santo Tirso – Piso 1
Contactos
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Tel.: 252 300 800 Fax.:252 830 700
Horário de Funcionamento: Das 08h00 às 17h00 de segunda a sexta.
Horário de Atendimento: Das 09h00 às 13h00 das 14h00 às 16h00 de segunda a sexta.
No quadro do modelo de organização e estrutura de Apoio à Prestação de Cuidados da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, Unidade de Nutrição e Alimentação tem como missão a supervisão do fornecimento de alimentação, o fornecimento de refeições equilibradas, sob o ponto de vista nutricional, seguras do ponto da sanidade, de boa aceitabilidade e adequadas à situação clínica dos utentes e aos clientes dos refeitórios e a avaliação nutricional e a implementação de terapia nutricional a utentes internados e em regime de ambulatório.
A Unidade de Nutrição e Alimentação é uma Unidade autónoma de Apoio à Prestação de Cuidados com autonomia técnica, com meios humanos próprios devido ao seu grau de diferenciação técnica. É constituída por duas Unidades: a Unidade de Santo Tirso, o gabinete dos nutricionistas é localizado no piso 1 do edifício principal do hospital e a cozinha é localizada no piso 0 do edifício principal do hospital; a Unidade de Vila Nova de Famalicão, o gabinete dos nutricionistas é localizado no piso -1 do edifício da Consulta externa e a cozinha é localizada no piso 0 do edifício principal.
Consulta de Nutrição
Unidade de Famalicão
Seg, ter, Quintas feiras – 8:30 – 10:00
Unidade de Sto. Tirso
Segunda feira - 8:30 – 10:30
Quinta-feira – 8:30 – 12:00
Consulta de Nutrição Diabetes
Unidade de Famalicão
Sexta feiras – 8:30 – 12:00
Unidade de Sto. Tirso
Seg e terça feira – 13:30 – 15:30
Quarta feira 12:00- 13:00
URDM – Unidade de Reprocessamento de Dispositivo Médicos
A URDM tem por objeto o reprocessamento de dispositivos médicos, de uma forma centralizada, de acordo com o seu grau de diferenciação e o seu posicionamento num âmbito mais alargado do que os dos concelhos de Santo Tirso, Trofa e Vila Nova de Famalicão. No quadro do modelo de organização e estrutura de Apoio à Prestação Assistencial, da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, a URDM tem como missão assegurar o processamento e fornecimento atempado de todos os dispositivos médicos (DM) reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao doente, segundo normas que garantam a qualidade técnico-científica, em tempo útil, nas condições ideais, seguindo as normas que garantem a qualidade dos produtos, uma eficiência técnica de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde, tendo em vista a prevenção de infeções associados aos cuidados de saúde.
A Unidade de Reprocessamento de Dispositivo Médicos é coordenada por um Enfermeiro Coordenador e a equipa é constituída também por um enfermeiro Assessor e por 15 Assistentes Operacionais com funções técnicas específicas, divididas pelas duas unidades da ULSMAve.
O Coordenador assegura as seguintes funcionalidades:
ü O reprocessamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados, em conformidade com as normas em vigor, garantindo a qualidade técnica e a otimização dos recursos;
ü A prática de um sistema de informação, baseado em suportes orientados para a avaliação do desempenho, em termos de qualidade e de custo/benefício;
ü Os requisitos de qualidade da ISO 9001, ISO 13485 (certificação), pelos requisitos de qualidade da acreditação do CKHS e por orientações nacionais e internacionais no âmbito do Reprocessamento de Dispositivos Médicos.
ü Colaboração com estabelecimentos de ensino e outros, bem como na formação interna dos profissionais de saúde na área do reprocessamento de dispositivos médicos.
Competências Especificas do Coordenador.
· Gestão e organização geral do serviço;
· Gestão da qualidade, conforme os objetivos e indicadores;
· Gestão geral de todo o pessoal do serviço (Parecer no recrutamento, Avaliação do desempenho, Avaliação das competências);
· Gestão dos circuitos de instrumental cirúrgico e material de consumo clínico necessários à persecução dos fins;
· Monitorização da atividade do serviço e seus custos;
· Orientação técnica;
· Procedimentos e atividades operacionais;
· Promover a correta utilização dos esterilizados e o cumprimento das regras e orientações técnicas em vigor, adequando o serviço prestado às necessidades dos utilizadores;
· Promover a formação interna e externa de todos os profissionais dependentes funcionalmente e realizar um plano de formação / treino anual;
· Colaborar na formação dos profissionais de saúde de forma articulada com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Desenvolvimento Profissional;
· Colaborar com a Comissão de Prevenção e Controlo de Infeção;
· Colaborar com o Gabinete de Gestão do Risco.
Enfermeiro adjunto / Assessor:
Tem competências nas duas unidades do serviço, conforme as orientações / escalas elaboradas pelo coordenador. Este depende funcionalmente e hierarquicamente do coordenador do Serviço de Esterilização.
Competências especificas
· Gestão da Qualidade;
· Orientação técnica dos assistentes operacionais;
· Gestão dos circuitos de instrumental cirúrgico e material de consumo clínico necessários à persecução dos fins;
· Promover a correta utilização dos esterilizados e o cumprimento das regras e orientações técnicas em vigor, adequando o serviço prestado às necessidades dos utilizadores;
· Avaliação clinica aos doentes submetidos a cirurgias com dispositivos médicos reprocessados;
· Auditorias aos Clientes Internos e Externos;
· Outras funções delegadas pelo coordenador.
Assistentes operacionais:
A equipa é constituída por assistentes operacionais com funções técnicas específicas, dependendo funcionalmente do coordenador e estando divididas pelas duas Unidades do Serviço de Esterilização, em conformidade com o rácio do número de instrumental / kits processados por mês e com a programação cirúrgica mensal.
Competências especificas
· A realização dos processos de reprocessamento dos dispositivos médicos descritos no manual da qualidade;
· Realização dos testes de validação dos processos;
· Procedimentos, atividades operacionais e registos de produção;
· Validação dos processos de lavagem e esterilização dos dispositivos médicos;
· Competências gerais dos assistentes operacionais.
Neste serviço enquadra-se o Ensino / Estágios – A URDM faculta campos de estágio a no máximo um (1) elemento de cursos no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade e a três (3) elementos de cursos de técnicos de auxiliares de saúde, nomeadamente na área da Esterilização, durante um mesmo período, em articulação com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Desenvolvimento Profissional.
Os dispositivos médicos podem constituir uma importante fonte e veículo de transmissão de microrganismos patogénicos, por isso, são submetidos a um rigoroso processo de descontaminação, de acordo com a regulamentação legal em vigor, as diretivas cientificamente fundamentadas e as indicações do fabricante. As infeções associadas aos cuidados de saúde são um indicador dos programas de qualidade e segurança dos doentes e profissionais. O processo de tratamento do material e equipamento abrangendo todas as fases (recolha, lavagem, desinfeção, esterilização, acondicionamento, transporte e entrega nos Serviços e reparação / substituição do instrumental Cirúrgico) está centralizado na URDM.
Através do protocolo de articulação inter-serviços e com os clientes externos do ACES, assumem assim um compromisso firmado, que constitui um instrumento de modernização e desburocratização, simplificando procedimentos através do estabelecimento de regras simples e claras, reconhecidas como vantajosas por ambas as partes, que permitam facilitar a resolução dos problemas de gestão corrente, com satisfação dos profissionais e ganhos de eficiência dos serviços e da instituição, no âmbito da estilização de dispositivos médicos.
A URDM é uma unidade orgânica funcional, com autonomia técnica, com meios humanos próprios devido ao seu grau de diferenciação técnica e de especificidades processuais, constituída por duas unidades: A Unidade de Santo Tirso com espaço físico próprio, localizado no piso (-1) do edifício principal do hospital, junto ao serviço de fisioterapia; A Unidade de Famalicão com espaço físico próprio, localizado no piso (-1) do edifício do hospital, por baixo do serviço de urgência médico cirúrgica.
Horário:
ü Unidade de Santo Tirso - das 08:00 às 22 horas de segunda a sábado em conformidade com as necessidades do serviço e ao domingo encerra.
ü Unidade de Famalicão - das 07:00 às 22 horas de segunda a sexta e das 08 horas às 22 horas ao sábado e domingo.
ü Os Horários poderão sofrer alterações em função das necessidades dos serviços.
A especialidade de Pneumologia estuda as doenças do sistema respiratório.
Nesta especialidade é enquadrado o diagnóstico de doenças respiratórias como Asma, DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crónica), Doenças do interstício, SAOS (Síndroma da apneia obstrutiva do sono) e Cancro do pulmão.
Não é expectável garantir a cura de todas as doenças do sistema respiratório, mas sim, tratar, com melhoria da qualidade de vida.
Nesta especialidade somos: uma diretora de serviço, três médicos (incluindo a diretora do serviço) e uma técnica de Cardiopneumologia.
O trabalho da especialidade divide-se entre a UF e UST, e consiste na realização de:
Consultas: Pneumologia geral, Asma-Alergologia, Pneumologia Sono e Oncologia pulmonar
Exames complementares de diagnóstico: Broncofibroscopia, Estudos do sono, Espirometria com prova de broncodilatação, Gasimetria arterial, Adaptação a ventilação não invasiva, Aferição de oxigenoterapia, Testes de alergia e Prova da marcha. Estão recomendados no estudo de várias doenças respiratórias.
Apoio ao internamento e serviço de urgência.