APOIO À PRESTAÇÃO DE CUIDADOS

 

“A existência de condições de segurança no trabalho constitui-se como um requisito essencial para que o trabalhador se sinta bem na organização, o que, necessariamente, se reflete também de forma positiva no seu desempenho profissional”.

No quadro do modelo de organização e estrutura de apoio aos Cuidados da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, o Gabinete de Segurança no Trabalho tem como missão a promoção da segurança no trabalho, visando a prevenção das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho de todos os profissionais da ULSMAve, bem assim como a prevenção dos riscos do local de trabalho, contribuindo para a existência de locais de trabalho seguros para os seus profissionais e para os seus doentes/utentes.

O Gabinete de Segurança no Trabalho orienta a sua atuação em consonância com os valores do Regulamento Interno da ULSMAve, dos quais os seguintes assumem maior relevância:

- Rigor

- Qualidade

- Responsabilidade Social e Ambiental

- Equidade.

 

O Gabinete de Segurança no Trabalho é coordenado por um profissional nomeado pelo Conselho de Administração, considerando o perfil e competências técnicas adequadas ao exercício do cargo.

O Gabinete de Segurança no Trabalho está instalado na sala do Gabinete de Ensino Pré e Pós graduado, localizado no piso 0 do Edifício Principal da Unidade de Famalicão, funcionando de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas.

O contacto deve ser efetuado, preferencialmente, através do correio eletrónico “This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.” 

 

O âmbito de intervenção do Gabinete de Segurança no Trabalho está previsto na Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, com as alterações dadas pela Lei nº3/2014 de 28 de janeiro demais legislação conexa.

Sem prejuízo das obrigações constantes na legislação em vigor em matéria de Segurança no Trabalho compete ao Gabinete de Segurança no Trabalho:

• Cumprir com as exigências e responsabilidades decorrentes da legislação em vigor em matéria de Segurança no Trabalho;

• Cumprir e promover a Política de Segurança da ULSMAve, EPE;

• Promover a segurança nos locais de trabalho com vista à prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais;

• Emitir pareceres técnicos relacionados com a área da segurança no trabalho;

• Informar o Órgão de Gestão, os trabalhadores e os seus representantes para a segurança e saúde no trabalho sobre a existência de situações particularmente perigosas que requeiram uma intervenção imediata;

• Aconselhar e auxiliar o Órgão de Gestão a implementar e desenvolver meios de prevenção e de proteção dos riscos profissionais, nos locais de trabalho, num quadro de promoção da melhoria contínua das condições de trabalho.

 

O Serviço Social, no quadro do modelo de organização e estrutura, integra os Serviços de Apoio à prestação de Cuidados (internamento, ambulatório e urgência), dotado de autonomia técnica, cientifica e organização própria que se encontra direta e hierarquicamente dependente do Conselho de Administração.

No âmbito das suas funções, o Assistente Social desemprenha um papel fundamental enquanto mediador entre o doente e a família e as equipas intra/interinstitucionais.

 

Missão

O Serviço Social tem como missão intervir e assumir um papel preponderante na identificação de situações de vulnerabilidade e/ou risco social, junto dos doentes e famílias, em situação de doença, articulando e estabelecendo parcerias com outros profissionais de saúde e da rede social. Atua em aspetos psicossociais associados à doença, que possam dificultar o seu processo de cura, reabilitação e reintegração social no pós alta de forma a promover a mudança social e resolução de problemas nas relações humanas, para a promoção do bem – estar.

 Valores

Respeito pela dignidade da pessoa humana

Respeito pela liberdade individual e exercício da cidadania

Desenvolvimento da solidariedade, humanização, equidade e justiça social

  

Funções do Assistente Social:

Em contexto hospitalar, o Assistente Social é o mediador entre o Sistema de Saúde, a família/cuidador e a comunidade, assentando a sua intervenção no cumprimento das competências:

Acompanhar o doente, sua família e outros membros da rede pessoal de suporte, com vista a promover a autonomia e bem-estar da população

Apoiar os Serviços de Internamento, ambulatório e urgência

Acompanhar a programação das altas hospitalares, de forma a proporcionar uma adequada reintegração na comunidade e garantir a continuidade de cuidados

Aconselhar, informar/orientar

Integrar as visitas médicas, reuniões de serviço, visitas domiciliárias

Contribuir para ações de humanização, qualidade e eficiência na prestação de cuidados da ULSMAve

Promover o apoio psicossocial do utente, estabelecendo a articulação com as redes primárias, secundárias e rede social dos indivíduos/famílias/cuidadores

Ensino e Investigação

  

Áreas de Atividade / Intervenção

No âmbito da sua atividade, o Serviço Social intervém e integra as demais comissões, equipas e projetos que incidem na promoção da saúde e prevenção da doença, na melhoria da qualidade de vida e humanização dos serviços

Representa a ULSMAve nas Redes Sociais dos Concelhos de V.N. de Famalicão, Santo Tirso e Trofa

Comissão Ética

Comissão Alargada e Restrita da CPCJ de VNF

Colabora no Gabinete do Cidadão da Unidade de Santo Tirso

Grupo de Trabalho “Produtos de Apoio”

Unidades coordenadoras funcionais, na vertente da saúde da Mulher, Materna e Neonatal, e na vertente da saúde da Criança e do Adolescente

Núcleo Hospitalar de Apoio à Criança e Jovem em Risco (NHACJR)

Equipa de Prevenção de Violência em Adultos (EPVA)

Equipa de Gestão de Altas (EGA)

Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP)

 

Privacidade e confidencialidade

Ao abrigo do Código Deontológico dos Assistentes Sociais, o principio da confidencialidade pressupõe:

 

A obrigação no desempenho profissional de reconhecer o sigilo como um direito das pessoas

Fazer uso de informação e dados pessoais apenas sob consentimento informado, esclarecido e livre, no cumprimento da regulamentação sobre proteção de dados em vigor em Portugal e orientações internacionais para a profissão

Informar as pessoas, organizações e outros profissionais sobre as condições e os limites à confidencialidade profissional a que está sujeito

Abdicar do princípio da confidencialidade sempre que a pessoa não possa ser responsabilizada ou em que outros possam ser colocados em risco

Estabelecer uma relação profissional fundada na confiança e na garantia da privacidade e do sigilo sobre informações pessoais partilhadas

  

Diretora Serviço
Dr.ª Aurora Cunhal

Adjunta da Direção

Dr.ª Maria Júlia Fonseca

 

Localização

 Unidade de Famalicão – Piso 0

Unidade de Santo Tirso – Piso 1

 

Contactos

 

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Tel.: 252 300 800  Fax.:252 830 700

Horário de Funcionamento: Das 08h00 às 17h00 de segunda a sexta.

Horário de Atendimento: Das 09h00 às 13h00 das 14h00 às 16h00 de segunda a sexta.

 



No quadro do modelo de organização e estrutura de Apoio à Prestação de Cuidados da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, Unidade de Nutrição e Alimentação tem como missão a supervisão do fornecimento de alimentação, o fornecimento de refeições equilibradas, sob o ponto de vista nutricional, seguras do ponto da sanidade, de boa aceitabilidade e adequadas à situação clínica dos utentes e aos clientes dos refeitórios e a avaliação nutricional e a implementação de terapia nutricional a utentes internados e em regime de ambulatório.

A Unidade de Nutrição e Alimentação é uma Unidade autónoma de Apoio à Prestação de Cuidados com autonomia técnica, com meios humanos próprios devido ao seu grau de diferenciação técnica. É constituída por duas Unidades: a Unidade de Santo Tirso, o gabinete dos nutricionistas é localizado no piso 1 do edifício principal do hospital e a cozinha é localizada no piso 0 do edifício principal do hospital; a Unidade de Vila Nova de Famalicão, o gabinete dos nutricionistas é localizado no piso -1 do edifício da Consulta externa e a cozinha é localizada no piso 0 do edifício principal.

 

Consulta de Nutrição

Unidade de Famalicão

Seg, ter, Quintas feiras – 8:30 – 10:00

 

Unidade de Sto. Tirso

Segunda feira -  8:30 – 10:30

Quinta-feira – 8:30 – 12:00         

 

 

Consulta de Nutrição Diabetes

Unidade de Famalicão

Sexta feiras – 8:30 – 12:00

 

Unidade de Sto. Tirso

Seg e terça feira – 13:30 – 15:30

Quarta feira 12:00- 13:00

 

 

URDM – Unidade de Reprocessamento de Dispositivo Médicos

 

A URDM tem por objeto o reprocessamento de dispositivos médicos, de uma forma centralizada, de acordo com o seu grau de diferenciação e o seu posicionamento num âmbito mais alargado do que os dos concelhos de Santo Tirso, Trofa e Vila Nova de Famalicão. No quadro do modelo de organização e estrutura de Apoio à Prestação Assistencial, da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, a URDM tem como missão assegurar o processamento e fornecimento atempado de todos os dispositivos médicos (DM) reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao doente, segundo normas que garantam a qualidade técnico-científica, em tempo útil, nas condições ideais, seguindo as normas que garantem a qualidade dos produtos, uma eficiência técnica de elevado nível, que permita a obtenção de ganhos em saúde, tendo em vista a prevenção de infeções associados aos cuidados de saúde.

 

A Unidade de Reprocessamento de Dispositivo Médicos é coordenada por um Enfermeiro Coordenador e a equipa é constituída também por um enfermeiro Assessor e por 15 Assistentes Operacionais com funções técnicas específicas, divididas pelas duas unidades da ULSMAve.

 

O Coordenador assegura as seguintes funcionalidades:

ü  O reprocessamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados, em conformidade com as normas em vigor, garantindo a qualidade técnica e a otimização dos recursos;

ü  A prática de um sistema de informação, baseado em suportes orientados para a avaliação do desempenho, em termos de qualidade e de custo/benefício;

ü  Os requisitos de qualidade da ISO 9001, ISO 13485 (certificação), pelos requisitos de qualidade da acreditação do CKHS e por orientações nacionais e internacionais no âmbito do Reprocessamento de Dispositivos Médicos.

ü  Colaboração com estabelecimentos de ensino e outros, bem como na formação interna dos profissionais de saúde na área do reprocessamento de dispositivos médicos.

 

Competências Especificas do Coordenador.

·       Gestão e organização geral do serviço;

·       Gestão da qualidade, conforme os objetivos e indicadores;

·       Gestão geral de todo o pessoal do serviço (Parecer no recrutamento, Avaliação do desempenho, Avaliação das competências);

·       Gestão dos circuitos de instrumental cirúrgico e material de consumo clínico necessários à persecução dos fins;

·       Monitorização da atividade do serviço e seus custos;

·       Orientação técnica;

·       Procedimentos e atividades operacionais;

·    Promover a correta utilização dos esterilizados e o cumprimento das regras e orientações técnicas em vigor, adequando o serviço prestado às necessidades dos utilizadores;

·    Promover a formação interna e externa de todos os profissionais dependentes funcionalmente e realizar um plano de formação / treino anual;

·  Colaborar na formação dos profissionais de saúde de forma articulada com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Desenvolvimento Profissional;

·     Colaborar com a Comissão de Prevenção e Controlo de Infeção;

·      Colaborar com o Gabinete de Gestão do Risco.

 

Enfermeiro adjunto / Assessor:

Tem competências nas duas unidades do serviço, conforme as orientações / escalas elaboradas pelo coordenador. Este depende funcionalmente e hierarquicamente do coordenador do Serviço de Esterilização.

 

Competências especificas

·       Gestão da Qualidade;

·       Orientação técnica dos assistentes operacionais;

·       Gestão dos circuitos de instrumental cirúrgico e material de consumo clínico necessários à persecução dos fins;

·    Promover a correta utilização dos esterilizados e o cumprimento das regras e orientações técnicas em vigor, adequando o serviço prestado às necessidades dos utilizadores;

·       Avaliação clinica aos doentes submetidos a cirurgias com dispositivos médicos reprocessados;

·       Auditorias aos Clientes Internos e Externos;

·       Outras funções delegadas pelo coordenador.

 

Assistentes operacionais:

A equipa é constituída por assistentes operacionais com funções técnicas específicas, dependendo funcionalmente do coordenador e estando divididas pelas duas Unidades do Serviço de Esterilização, em conformidade com o rácio do número de instrumental / kits processados por mês e com a programação cirúrgica mensal.

 

Competências especificas

·       A realização dos processos de reprocessamento dos dispositivos médicos descritos no manual da qualidade;

·       Realização dos testes de validação dos processos;

·       Procedimentos, atividades operacionais e registos de produção;

·       Validação dos processos de lavagem e esterilização dos dispositivos médicos;

·       Competências gerais dos assistentes operacionais.

 

Neste serviço enquadra-se o Ensino / Estágios – A URDM faculta campos de estágio a no máximo um (1) elemento de cursos no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade e a três (3) elementos de cursos de técnicos de auxiliares de saúde, nomeadamente na área da Esterilização, durante um mesmo período, em articulação com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e do Desenvolvimento Profissional.

 

Os dispositivos médicos podem constituir uma importante fonte e veículo de transmissão de microrganismos patogénicos, por isso, são submetidos a um rigoroso processo de descontaminação, de acordo com a regulamentação legal em vigor, as diretivas cientificamente fundamentadas e as indicações do fabricante. As infeções associadas aos cuidados de saúde são um indicador dos programas de qualidade e segurança dos doentes e profissionais. O processo de tratamento do material e equipamento abrangendo todas as fases (recolha, lavagem, desinfeção, esterilização, acondicionamento, transporte e entrega nos Serviços e reparação / substituição do instrumental Cirúrgico) está centralizado na URDM.

 

Através do protocolo de articulação inter-serviços e com os clientes externos do ACES, assumem assim um compromisso firmado, que constitui um instrumento de modernização e desburocratização, simplificando procedimentos através do estabelecimento de regras simples e claras, reconhecidas como vantajosas por ambas as partes, que permitam facilitar a resolução dos problemas de gestão corrente, com satisfação dos profissionais e ganhos de eficiência dos serviços e da instituição, no âmbito da estilização de dispositivos médicos.

  

A URDM é uma unidade orgânica funcional, com autonomia técnica, com meios humanos próprios devido ao seu grau de diferenciação técnica e de especificidades processuais, constituída por duas unidades: A Unidade de Santo Tirso com espaço físico próprio, localizado no piso (-1) do edifício principal do hospital, junto ao serviço de fisioterapia; A Unidade de Famalicão com espaço físico próprio, localizado no piso (-1) do edifício do hospital, por baixo do serviço de urgência médico cirúrgica.

 

Horário:

 ü  Unidade de Santo Tirso - das 08:00 às 22 horas de segunda a sábado em conformidade com as necessidades do serviço e ao domingo encerra.

 ü  Unidade de Famalicão - das 07:00 às 22 horas de segunda a sexta e das 08 horas às 22 horas ao sábado e domingo.

 ü  Os Horários poderão sofrer alterações em função das necessidades dos serviços.

A especialidade de Pneumologia estuda as doenças do sistema respiratório.

 

Nesta especialidade é enquadrado o diagnóstico de doenças respiratórias como Asma, DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crónica), Doenças do interstício, SAOS (Síndroma da apneia obstrutiva do sono) e Cancro do pulmão.

 

Não é expectável garantir a cura de todas as doenças do sistema respiratório, mas sim, tratar, com melhoria da qualidade de vida.

 

Nesta especialidade somos: uma diretora de serviço, três médicos (incluindo a diretora do serviço) e uma técnica de Cardiopneumologia.

 

O trabalho da especialidade divide-se entre a UF e UST, e consiste na realização de:

Consultas: Pneumologia geral, Asma-Alergologia, Pneumologia Sono e Oncologia pulmonar

Exames complementares de diagnóstico: Broncofibroscopia, Estudos do sono, Espirometria com prova de broncodilatação, Gasimetria arterial, Adaptação a ventilação não invasiva, Aferição de oxigenoterapia, Testes de alergia e Prova da marcha. Estão recomendados no estudo de várias doenças respiratórias.

Apoio ao internamento e serviço de urgência.

Page 1 of 2

     
Portal dos Profissionais Saúde 24 Portal do Utente Direção Geral de Saúde  
     
 Monitorazação SNS Perfis de Saúde Alimentação Saudável  Proteja-se do calor  
 

uf