O Serviço de Gestão do Património assume uma estratégia de manutenção e monitorização que garanta o bom funcionamento das instalações e equipamentos da ULSMAve, de forma segura e funcional, de acordo com as normas e legislação em vigor, bem como um conhecimento efetivo do seu património, numa perspectiva de acompanhamento das opções e necessidades de investimento.
Visão
Contribuir para que as infraestruturas e equipamentos adequados a uma prestação de cuidados, com segurança, qualidade e em tempo útil, otimizando a utilização dos recursos existentes, maximizando a capacidade instalada e proporcionando um ambiente acolhedor para todos que utilizam a ULSMAve, incluindo profissionais e visitas.
Valores
O Serviço de Gestão do Património assume os valores do Regulamento Interno da ULSMAve relevantes para o seu funcionamento, nomeadamente: Rigor, Transparência na governação, Inovação, Qualidade, Responsabilidade, Performance e Equidade.
Todas as atividades desenvolvidas no SGP têm por base as normas das boas práticas, no sentido de garantir o cumprimento da qualidade e segurança do doente, sendo, sempre que necessário, transpostas para documentos internos de orientação à atividade e respetivo registo para evidência dos trabalhos efetuados.
O Serviço de Gestão do Património presta apoio nas diferentes áreas de forma transversal a toda a ULSMAve, através de duas Unidades operacionais, coordenadas pelos Engenheiros do serviço.
Unidade de Gestão de Manutenção:
a) Acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos, planeando a sua manutenção, as grandes reparações ou substituições totais em estreita colaboração com o Conselho de Administração;
b) Assegurar a gestão racional dos recursos energéticos, otimizando os recursos existentes e pugnando por soluções técnicas que garantam melhor custo-benefício;
c) Introduzir medidas de gestão ambiental e monitorizá-las;
d) A operação, manutenção preventiva e curativa de todas as instalações exteriores e interiores da ULSMAve que não sejam da responsabilidade de uma entidade subcontratada, bem como a gestão da eletricidade, água, fluídos e gases medicinais;
e) Elaborar pareceres de viabilidade de obras de construção, remodelação e/ou ampliação, acompanhando-as na fase de execução e equipamento;
f) Emitir parecer técnico, sempre que o Conselho de Administração o solicite;
a) Proceder a estudos e elaborar soluções técnico-económicas abrangendo as diferentes áreas de competência;
b) Garantir a existência de elevados padrões de segurança ajustados às normas e evoluindo no tempo em conformidade com as disposições, recomendações e legislação em vigor aplicáveis às diferentes áreas de manutenção sob a sua direta ou indireta responsabilidade.
Unidade de Gestão de Investimentos:
a) Assegurar a manutenção atualizada do inventário do património da ULSMAve;
b) Propor medidas que conduzam à utilização mais eficiente dos equipamentos e instalações da ULSMAve;
c) Efetuar parecer fundamentado, se necessário com análise de custo-benefício, sobre a realização de investimentos;
d) Acompanhar toda a tramitação administrativa de novos investimentos.
Quem somos
A equipa de recursos humanos do SGP é composta por diversos grupos profissionais, nomeadamente Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores da área da Engenharia, que assumem a Coordenação das Unidades definidas para o seu funcionamento.
No âmbito da formação e desenvolvimento profissional, os elementos da equipa participam em formações internas da ULSMAve e, pontualmente, em formações externas, onde para além da troca de experiências e contatos se procura estar a par do estado da arte nas diversas áreas de intervenção do serviço.
A estrutura de pessoal do serviço inclui:
- Direcor Serviço;
- 1 Técnico superior / Engenheiro – coordenador da Unidade de Gestão de Manutenção e Investimento;
- 2 Assistentes técnicos - um por unidade;
- 5 Assistentes operacionais que asseguram as seguintes áreas: Pedreiro, Trolha, Pintor, Calceteiro, Canalizador, Carpinteiro, Serralheiro, Eletricista.
Sendo uma das funções definidas a prestação de serviços de manutenção, preventiva e curativa, esta é efetuada por diferentes sistemas, com metodologias e circuitos próprios, de acordo com o serviço que as solicita.
Os procedimentos inerentes às diferentes formas de conservar e manter equipamentos, instalações, infraestruturas e sistemas, obedecem a regras e normas devidamente documentadas.
No âmbito das condições ambientais e da monitorização da qualidade da água, o SGP articula com o Serviço de Segurança no Trabalho e com o GCL-PPCIRA.
No âmbito da segurança contra incêndios, trabalha em articulação com o Serviço de Segurança no Trabalho.
O SGP, enquanto utilizador de serviços, articula na maior parte das vezes através do seu coordenador com os Serviços de Gestão Logística e Apoio Geral.
Recursos Físicos e Materiais
O Serviço de Gestão do Património da ULSMAve tem instalações nas duas unidades do Centro Hospitalar:
· Unidade de Santo Tirso - dispõe de uma oficina com local para as diversas especialidades e dois gabinetes de coordenação do Serviço e de práticas administrativas;
· Unidade de Famalicão - dispõe de oficinas afetas às diversas especialidades e dois gabinetes de coordenação do Serviço e de práticas administrativas;
Sob a sua responsabilidade encontram-se também todas as instalações técnicas e especiais.
Horário de Funcionamento
O Serviço de Gestão do Património funciona nos dias úteis no seguinte horário:
a) Unidade de Famalicão: das 07:00 às 17:00 – extensão 2394
b) Unidade de Santo Tirso: das 08:00 às 17:30 – extensão 3327
Como forma de contacto está ainda disponível um sistema de Tickets para Pedidos de Intervenção no Sharepoint / Intranet da ULSMAve.
O serviço dispõe de uma equipa de prevenção fora do horário indicado para cobrir necessidades urgentes solicitadas pelos serviços.