GESTÃO, LOGÍSTICA E APOIO GERAL

O SGRHDP resulta da integração do Gabinete de Formação e Ensino Pré e Pós-Graduado no Serviço de Recursos Humanos, possibilitando assim uma resposta mais abrangente da ULSMAve às necessidades daqueles que são a chave do seu sucesso, os seus colaboradores.

Este Serviço tem como missão encontrar o equilíbrio entre os objetivos da ULSMAve e dos seus profissionais, alinhando as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da Organização. Além de garantir o cumprimento da legislação laboral vigente, o SGRHDP almeja promover a cultura ULSMAve, incentivando uma participação ativa de todos os colaboradores na vida da Instituição e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os funcionários, criando sinergias entre as diferentes estruturas da ULSMAve.

O Serviço está enquadrado nas áreas de apoio e suporte geral da ULSMAve, sendo a sua atividade transversal à instituição, atuando junto dos colaboradores, chefias, Serviços e população em geral.

O SGRHDP representa atualmente uma evolução congénita do seu propósito, demarcando-se dos obsoletos “Serviços de Pessoal”, com funções meramente administrativas, e assumindo uma posição cada vez mais estratégica no seio da Organização.

Acolhendo na sua génese a premissa que as Pessoas são o bem mais valioso de qualquer Organização, o SGRHDP da ULSMAve assume-se como um Serviço de Pessoas para Pessoas.

 

A equipa do SGRHDP é constituída por:

- 1 Diretor de Serviço

- 1 Coordenadora do Gabinete de Formação e Ensino Pré e Pós-Graduado

- 2 Técnicos Superiores [1]

- 12 Assistentes Técnicos

 

Localização do serviço na ULSMAve: O SGRHDP está localizado na unidade de Famalicão, no piso -1. O Gabinete de Formação e Ensino Pré e Pós Graduado dispõe ainda de uma sala de trabalho, no piso 0, que funciona também como sala de apoio para as formações em “informática” e a realização de trabalhos e consultas na biblioteca virtual pelos profissionais.

 

Departamentos dentro do próprio serviço: O SGRHDP é constituído pelo Serviço de Gestão de Recursos Humanos e pelo Gabinete de Formação e Ensino Pré e Pós-Graduado

 

Horário de atendimento: O atendimento presencial é realizado na unidade de Famalicão das 8:30 às 14:30, de segunda a quinta feira, e das 8:30 às 12:30 às sextas feiras.

 

Contactos do serviço:

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[1] Um dos Técnicos Superiores considerados encontra-se em processo de reclassificação de categoria profissional, de assistente técnico para técnico superior, sendo aqui já considerado como Técnico Superior

O Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão (SPAG) enquadra-se na organização da ULSMAve na área dos Órgãos de Apoio. Presta assessoria ao Conselho de Administração, proporcionando-lhe informação de apoio à decisão e tem a seu cargo a elaboração de documentos de suporte à concretização da estratégia de intervenção da ULSMAve.

A atividade no SPAG foca-se na ligação da Estatística à Saúde e aos Sistemas de Informação para planear, aconselhar, acompanhar, analisar e elaborar estudos para apoiar o Conselho de Administração a levar a cabo a missão da ULSMAve.

 

As responsabilidades e competências do SPAG estão descritas no Regulamento Interno da ULSMAve de acordo com os parágrafos seguintes.

O Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão tem a seu cargo a elaboração dos documentos de suporte à concretização da sua estratégia de intervenção, a saber:

a) assimilar as orientações estratégicas do Conselho de Administração e aconselhar sobre as políticas de gestão para a necessária compatibilização da política geral, com as especificidades de cada área operacional;

b) elaborar a estatística global da ULS e assegurar, neste âmbito, um sistema de informação suscetível de o dotar de um sistema de custeio adaptado às suas necessidades;

c) preparar os documentos e sistematizar a informação necessária à elaboração do processo de contratualização interna e externa;

d) acompanhar a execução do contrato programa;

e) colaborar com os serviços e gabinetes na elaboração dos relatórios e planos de atividade anuais;

f) efetuar análises periódicas sobre a evolução dos principais indicadores de gestão e formular recomendações sobre os desvios detectados face ao orçamento aprovado;

g) acompanhar o processo de faturação a clientes, nomeadamente ao Serviço Nacional de Saúde;

h) colaborar com os órgãos de gestão na elaboração dos estudos de viabilidade financeira;

i) obter informação de carácter económico-financeiro e de produção, realizando relatórios que permitam ao conselho de administração uma análise eficaz sobre os vários indicadores de gestão;

j) aconselhar sobre o processo de planeamento estratégico e operacional, bem como, sobre a evolução do plano estratégico projetado a três anos;

k) acompanhar e elaborar relatórios destinados ao Conselho de Administração sobre a execução do plano de atividades e orçamento, utilizando ferramentas adequadas à monitorização periódica dos desvios entre os valores orçamentados e encargos assumidos;

l) realizar estudos, avaliações e relatórios nas várias áreas de gestão solicitados pelo Conselho de Administração.

 

               - Contacto do serviço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

O Serviço de Gestão do Património assume uma estratégia de manutenção e monitorização que garanta o bom funcionamento das instalações e equipamentos da ULSMAve, de forma segura e funcional, de acordo com as normas e legislação em vigor, bem como um conhecimento efetivo do seu património, numa perspectiva de acompanhamento das opções e necessidades de investimento.

 

Visão

Contribuir para que as infraestruturas e equipamentos adequados a uma prestação de cuidados, com segurança, qualidade e em tempo útil, otimizando a utilização dos recursos existentes, maximizando a capacidade instalada e proporcionando um ambiente acolhedor para todos que utilizam a ULSMAve, incluindo profissionais e visitas.

 

Valores

O Serviço de Gestão do Património assume os valores do Regulamento Interno da ULSMAve relevantes para o seu funcionamento, nomeadamente: Rigor, Transparência na governação, Inovação, Qualidade, Responsabilidade, Performance e Equidade.

Todas as atividades desenvolvidas no SGP têm por base as normas das boas práticas, no sentido de garantir o cumprimento da qualidade e segurança do doente, sendo, sempre que necessário, transpostas para documentos internos de orientação à atividade e respetivo registo para evidência dos trabalhos efetuados.

 

 O Serviço de Gestão do Património presta apoio nas diferentes áreas de forma transversal a toda a ULSMAve, através de duas Unidades operacionais, coordenadas pelos Engenheiros do serviço.

Unidade de Gestão de Manutenção:

a)    Acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos, planeando a sua manutenção, as grandes reparações ou substituições totais em estreita colaboração com o Conselho de Administração;

b)   Assegurar a gestão racional dos recursos energéticos, otimizando os recursos existentes e pugnando por soluções técnicas que garantam melhor custo-benefício;

c)     Introduzir medidas de gestão ambiental e monitorizá-las;

d)    A operação, manutenção preventiva e curativa de todas as instalações exteriores e interiores da ULSMAve que não sejam da responsabilidade de uma entidade subcontratada, bem como a gestão da eletricidade, água, fluídos e gases medicinais;

e)   Elaborar pareceres de viabilidade de obras de construção, remodelação e/ou ampliação, acompanhando-as na fase de execução e equipamento;

f)      Emitir parecer técnico, sempre que o Conselho de Administração o solicite;

a)     Proceder a estudos e elaborar soluções técnico-económicas abrangendo as diferentes áreas de competência;

b)    Garantir a existência de elevados padrões de segurança ajustados às normas e evoluindo no tempo em conformidade com as disposições, recomendações e legislação em vigor aplicáveis às diferentes áreas de manutenção sob a sua direta ou indireta responsabilidade.

 

Unidade de Gestão de Investimentos:

a)    Assegurar a manutenção atualizada do inventário do património da ULSMAve;

b)    Propor medidas que conduzam à utilização mais eficiente dos equipamentos e instalações da ULSMAve;

c)    Efetuar parecer fundamentado, se necessário com análise de custo-benefício, sobre a realização de investimentos;

d)    Acompanhar toda a tramitação administrativa de novos investimentos.

 

Quem somos 

 A equipa de recursos humanos do SGP é composta por diversos grupos profissionais, nomeadamente Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores da área da Engenharia, que assumem a Coordenação das Unidades definidas para o seu funcionamento.

No âmbito da formação e desenvolvimento profissional, os elementos da equipa participam em formações internas da ULSMAve e, pontualmente, em formações externas, onde para além da troca de experiências e contatos se procura estar a par do estado da arte nas diversas áreas de intervenção do serviço.

A estrutura de pessoal do serviço inclui:

- Direcor Serviço;

- 1 Técnico superior / Engenheiro – coordenador da Unidade de Gestão de Manutenção e Investimento;

- 2 Assistentes técnicos - um por unidade;

- 5 Assistentes operacionais que asseguram as seguintes áreas: Pedreiro, Trolha, Pintor, Calceteiro, Canalizador, Carpinteiro, Serralheiro, Eletricista.

 

 

Sendo uma das funções definidas a prestação de serviços de manutenção, preventiva e curativa, esta é efetuada por diferentes sistemas, com metodologias e circuitos próprios, de acordo com o serviço que as solicita.

Os procedimentos inerentes às diferentes formas de conservar e manter equipamentos, instalações, infraestruturas e sistemas, obedecem a regras e normas devidamente documentadas.

No âmbito das condições ambientais e da monitorização da qualidade da água, o SGP articula com o Serviço de Segurança no Trabalho e com o GCL-PPCIRA.

No âmbito da segurança contra incêndios, trabalha em articulação com o Serviço de Segurança no Trabalho.

O SGP, enquanto utilizador de serviços, articula na maior parte das vezes através do seu coordenador com os Serviços de Gestão Logística e Apoio Geral.

 

Recursos Físicos e Materiais

O Serviço de Gestão do Património da ULSMAve tem instalações nas duas unidades do Centro Hospitalar:

·                Unidade de Santo Tirso - dispõe de uma oficina com local para as diversas especialidades e dois gabinetes de coordenação do Serviço e de práticas administrativas;

·                Unidade de Famalicão - dispõe de oficinas afetas às diversas especialidades e dois gabinetes de coordenação do Serviço e de práticas administrativas;

Sob a sua responsabilidade encontram-se também todas as instalações técnicas e especiais.

 

Horário de Funcionamento

O Serviço de Gestão do Património funciona nos dias úteis no seguinte horário:

a)  Unidade de Famalicão: das 07:00 às 17:00 – extensão 2394

b) Unidade de Santo Tirso: das 08:00 às 17:30 – extensão 3327

Como forma de contacto está ainda disponível um sistema de Tickets para Pedidos de Intervenção no Sharepoint / Intranet da ULSMAve.

O serviço dispõe de uma equipa de prevenção fora do horário indicado para cobrir necessidades urgentes solicitadas pelos serviços.

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